terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Revitalização do centro de Campo Grande

 

Na última quarta-feira (16), a diretora-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Campo Grande (Planurb), Marta Lúcia da Silva Martinez, apresentou ao Conselho Municipal de Planejamento e Urbanização (CMDU) os projetos em andamento do Plano de Revitalização do Centro de Campo Grande (MS).
Divulgação: Planurb
Intenção é que o leito da ferrovia se torne um espaço cultural na cidade

O plano, transformado em lei em março de 2009, visa resgatar o valor da área central da cidade, com a promoção do aumento da atividade cultural, social e econômica do local, que vem passando por um processo de degradação.
Com nome oficial de Plano Local das Zonas Especiais de Interesse Cultural da Região Urbana do Centro, o projeto tem cinco objetivos principais: dinamização econômica, valorização do espaço público, animação cultural, preservação do patrimônio histórico-cultural e estratégia de gestão urbana e ambiental.
Algumas áreas já foram entregues pela prefeitura em 2010, enquanto outras serão revitalizadas em 2011. Entre os principais espaços recuperados, estão a Orla Ferroviária, a Estação Ferroviária e a Praça Ary Coelho.
O projeto da Orla Ferroviária, desenvolvido pela Coordenadoria de Projetos Especiais da Prefeitura de Campo Grande, está orçado em R$ 3,9 milhões, que serão financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em obras de urbanização, paisagismo e mobiliários de lazer. A intenção é que o leito da ferrovia se torne um espaço cultural na cidade.
Os 900 m de extensão deverão receber um calçadão com piso tátil, equipamentos de lazer e descanso, bancos, praça, área para atrações culturais, ciclovia, paisagismo e iluminação. Segundo a prefeitura, alguns imóveis serão demolidos, enquanto outros servirão como abrigo para atividades culturais.
O edifício da Estação Ferroviária já está sendo restaurado, com recursos provenientes do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). A intenção é que o padrão arquitetônico do prédio seja mantido, mas que o edifício receba um café cultural, além de contar com um pátio coberto para eventos. Ainda, o prédio abrigará uma área para exposições temporárias.
Já o projeto da Praça Ary Coelho prevê a recuperação do chafariz da praça e a reconstrução do coreto e de espaços de convivência. Segundo o arquiteto responsável pelo projeto, Paulo Hernandes, a praça deverá receber grades e ser fechada durante a noite, para que não haja depredação do local.
Divulgação: Planurb
Espaços receberão calçadão com piso tátil, equipamentos de lazer e descanso, bancos e praça

Divulgação: Planurb
Projeto foi transformado em lei em 2009

Divulgação: Planurb
Alguns edifícios serão mantidos para atividades culturais

Divulgação: Planurb
Recursos serão financiados pelo BID

Divulgação: Planurb
Acessibilidade será levada em conta no projeto

Divulgação: Planurb
Características arquitetônicas do edifício da ferroviária serão mantidas

Divulgação: Planurb
Orla receberá obras de paisagismo

Divulgação: Planurb
Projeto também inclui outras obras que já foram realizdas

Fonte: aU