quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Fipe lança índice para preço de imóveis

 

Shutterstock
Índice calculado pela Fipe será baseado nos cerca de 190 mil imóveis anunciados por mês no ZAP
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e o ZAP Imóveis lançarão, nesta quinta-feira (17), o índice Fipezap de preços de imóveis anunciados, que calculará a evolução dos preços imobiliários. Inicialmente, serão analisados os resultados de sete das principais regiões do País: os municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Salvador e o Distrito Federal.
Segundo a Fipe, o índice será composto pela variação de preços dos imóveis anunciados no ZAP, que totalizam, em média, 190 mil unidades todos os meses. A Fipe fará a ponderação dos dados, utilizando a renda dos domicílios, de acordo com levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na primeira divulgação, o índice apresentará as variações em São Paulo e no Rio de Janeiro desde janeiro de 2008, com dados mensais e anuais. A pesquisa é aberta ao público e poderá ser consultada no site da Fipe  e no ZAP Imóveis.
"O Fipezap vem para atender o mercado imobiliário como um todo, agentes e consumidores, tão carente de informações confiáveis. Não existe, atualmente, um índice de valorização de imóveis que tenha tamanha abrangência. Queremos preencher essa lacuna", afirma Eduardo Gama Schaeffer, diretor de Marketing e Produto do ZAP.

Fonte: Constr.merc

Nenhum comentário:

Postar um comentário