terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

LInha 4 do Metrô terá ponte estaiada

O governo do estado do Rio de Janeiro anunciou a construção de uma ponte estaiada de 275 m de extensão, por onde passará a linha 4 do Metrô. A ponte sairá da Pedra do Focinho do Cavalo e passará sobre a Lagoa da Tijuca, seguindo em direção à estação Jardim Oceânico. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Transportes, o projeto ainda está em estudo e mais detalhes sobre a construção devem ser divulgados em breve. O projeto ainda poderá seguir para aprovação do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que já alegou à imprensa que a estrutura atrapalharia a visão da Pedra da Gávea, um bem federal tombado.

A linha 4 do metrô vai ligar a zona Sul da cidade à Barra da Tijuca e contará com seis estações, passando ainda pelos bairros de São Conrado, Gávea, Leblon e Ipanema. A perfuração do túnel de serviço já foi finalizada e as escavações do túnel de via já começaram. De acordo com a Secretaria de Transportes, as obras avançam 4,5 metros por dia e a tendência é de que a extensão das escavações diárias aumente conforme as detonações forem se afastando do perímetro urbano para dentro da rocha. As obras do metrô devem ser finalizadas em 2015.







Fonte: IE

Será uma obra belíssima.   Como engenheiro daria a sugestão de contornar a montanha, através de uma ponte que acompanhasse a avenida Niemeyer, talvez o custo e o impacto ambiental fossem menores...
Alberto Cohen Filho