quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Engenheiros foram em janeiro os mais procurados pelo mercado de trabalho

Em janeiro, os profissionais de Engenharia foram os mais procurados pelo mercado de trabalho, segundo revela levantamento mensal de vagas da consultoria Ricardo Xavier Recursos Humanos.

De acordo com o estudo, 20,32% das vagas abertas no primeiro mês do ano exigiam a graduação em Engenharia. Além disso, o setor foi o segundo que mais abriu vagas, com 9% das posições.

“A demanda na área de Engenharia já é algo bastante conhecido que só se agrava com os anos”, observa o presidente da consultoria, Hélio Terra.

Outras áreas
As graduações de Administração (12,73%), Ciências Contábeis (6,29%), Economia (3,17%), Psicologia (2,8%) e Propaganda/ Publicidade e Marketing (2,7%) também se destacaram em janeiro.

Quanto aos setores, a área Comercial, com 14,2% das posições, foi a primeira colocada no ranking de abertura de vagas. Depois veio Engenharia e, em terceiro lugar, ficou a área financeira (7,3%), seguida pela de RH (Recursos Humanos), administrativa e industrial, com 7,1%; 5,9% e 5,6%, respectivamente.

Para 2011, Terra espera um aumento na demanda de bens de consumo, serviços, além de Engenharia. “Em virtude da oferta de crédito e da ascensão das classes C e D, o setor de bens de consumo está em expansão. O de serviços também deve se destacar, principalmente nas áreas de turismo e varejo”.

Números gerais
Ainda conforme o levantamento da Ricardo Xavier, que abrange São Paulo (capital e Grande SP), Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Salvador, a localidade que mais abriu vagas no primeiro mês de 2011 foi Campinas (27,24%).

São Paulo aparece na segunda colocação, com 26,43%. Salvador (15,47%), Porto Alegre (14,15%), Rio de Janeiro (10,83%), Belo Horizonte (4,38%) e Curitiba (1,5%) aparecem em seguida.

Ao todo, foram 1.597 posições abertas no mês passado, 9,6% maior do que o verificado em dezembro do ano passado, 1.457.
Fonte: IE

Nenhum comentário:

Postar um comentário