sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Novo edifício do MoCCA, dos arquitetos do Volkan Alkanoglu, deverá ser construído na região Leste de Manhattan

 Mauricio Lima
O Museum of Comic and Cartoon Art (MoCCA) de Nova York já tem o projeto conceitual para sua nova sede. Escolhido através de um concurso de ideias realizado pela suckerPUNCH, o projeto do arquiteto Volkan Alkanoglu, de Los Angeles, utiliza conceitos de ficção científica para transformar o espaço em um museu do século 21.
Projetos vencedores e menções honrosas:
Vencedor
Mocca Museum NYC, de Volkan Alkanoglu
Divulgação: suckerPUNCH

O projeto chama a atenção pela sua forma, relembrando elementos da ficção científica. Na concepção dos arquitetos vencedores, um museu do século 21 deve ser um espaço que celebre a beleza, a visão, a história, a polêmica e a possibilidade.
O edifício assume uma presença elegante e escultural no local e reflete as luzes da cidade. O projeto do MoCCA tem o objetivo de expressar uma arquitetura social e cultural, além de ser um catalisador para a reflexão sobre o mundo dos quadrinhos e do desenho animado.
Segundo colocadoBagpipe, de MAST
Divulgação: suckerPUNCH

Segundo os arquitetos, "a geometria geral é dirigida pelos atributos da chaminé, pelas qualidades estruturais do cone e pela natureza orgânica do cabelo". Com isso, o projeto busca transformar o espaço em um personagem. O MoCCA foi pensado como um espaço de exposições altamente flexível.
Terceiro colocadoTortoise, de Erin Ruhl e Jordan Hines
Divulgação: suckerPUNCH
O nome do projeto (tartaruga, em português) vem, segundo os arquitetos, da missão do MoCCA, que é recolher, preservar, educar e mostrar a história dos quadrinhos e desenhos animados, assim como a tartaruga, que remete a um sentido de preservação. O museu teria biblioteca, salas de aula e espaços de galeria. O edifício também seria elevado, não apenas para oferecer espaço comunitário ao nível da rua, mas para elevar o conteúdo a uma posição mais dinâmica.
Menção Honrosa
BLOP!!..POW!!..WIZZZZZZZ, de Jerome Glairoux
Divulgação: suckerPUNCH

O projeto não foi feito somente como uma resposta para o problema de como armazenar, preservar e exibir desenhos animados e quadrinhos, mas como um lugar onde a cidade, as pessoas que estão vivendo e a função do edifício poderiam funcionar de forma harmoniosa.

Menção Honrosa
Bubble Art display for MoCCA / BAD for MoCCA, de Erick Kristanto
Divulgação: suckerPUNCH

O Bubble Art Display tem o objetivo de apresentar, por meio da arquitetura, a arte dos quadrinhos e desenhos animados como uma exposição pública. O conceito nasce de uma série de balões de falas usado em quadrinhos, que, neste projeto, é usado para exibir os programas do Museu. Estes balões são conectados por uma rampa espiral no centro do edifício.
Menção Honrosa
Museum of Comic and Cartoon Art, de Guy Avellone
Divulgação: suckerPUNCH

O conceito do MoCCA foi projetado com uma estética agressiva, visando aumentar a imagem do museu. Segundo o arquiteto, as listras foram "desenhadas" em direção ao exterior para ilustrar, como nas histórias em quadrinhos e em desenhos animados, um movimento para fora.

Fonte: aU

Um comentário:

  1. Na minha opinião pessoal me agradou mais o terceiro colocado por ter claramente uma influência Bauhaus e por ser um projeto mais viável do ponto de vista da engenharia.

    ResponderExcluir