terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Edifício recém-construído em Viena, na Áustria, é irregular nas linhas da fachada, nas dimensões das janelas e na disposição dos cômodos


O escritório de arquitetura austríaco Caramel acaba de ver mais um de seus projetos concretizados. O recém-construído "Wohnbau am Krautgarten", em Viena, consiste em um edifício de 17 apartamentos, totalizando aproximadamente 4,8 mil m², contando a área de jardins existente.
Divulgação: Caramel

O edifício é descrito como "heterogêneo" pelos arquitetos do Caramel, já que os apartamentos possuem metragens diferentes e um grande grau de individualidade. Essa diferença pode ser percebida tanto do interior dos apartamentos quanto do exterior do edifício, que tem uma fachada irregular. Janelas de diferenciados tamanhos tornam possível a identificação de cômodos em diferentes lugares em cada apartamento.
A cor verde escolhida para a fachada externa do edifício é muito ligada à característica do próprio espaço, de contar com vegetação em todo o terreno, sendo que mais da metade dos apartamentos conta com jardins próprios - o restante tem terraços ou galerias.
O acesso ao edifício é feito por um caminho localizado ao lado direito da fachada, que permite entrada nos apartamentos térreos e às escadas que levam aos outros três pavimentos. Alguns apartamentos do último andar ainda contam com terraços, acessados somente pelo próprio apartamento. A partir da fachada leste, um corredor liga cinco apartamentos, compondo mais um dos elementos irregulares encontrados no prédio, que ainda conta com varandas em diferentes posições.
No subsolo está localizado um estacionamento para 17 veículos, além de espaços para bicicleta, infraestrutura para aquecimento do edifício e porões tanto próprios quanto comuns.
Divulgação: Caramel

Divulgação: Caramel

Divulgação: Caramel

Divulgação: Caramel

Divulgação: Caramel

Fonte: aU

Estas formas lebram um pouco Gaudi.
Alberto Cohen Filho

Nenhum comentário: