terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Preços dos imóveis em São Paulo e Rio de Janeiro subiram quase 100% desde 2008

Shutterstock
O índice Fipezap de Preços de Imóveis Anunciados, calculado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e pelo ZAP Imóveis, registrou alta nos custos de comercialização nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Segundo a pesquisa, os três municípios apresentaram alta nos últimos meses. Em São Paulo, houve aumento de 22% nos últimos 12 meses, e de 1,67% no mês de janeiro de 2011. O Rio de Janeiro apresentou o maior aumento: 37,9% nos últimos 12 meses e 2,8% em janeiro de 2011. Belo Horizonte obteve alta de 16% no acumulado dos últimos 12 meses e de 2,2% no mês passado.
O índice recém-lançado constatou que desde 2008, ano inicial da contabilização dos dados, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro registraram alta nos preços dos imóveis de 79,1% e 94,5%, respectivamente.
O índice Fipezap de Preços de Imóveis Anunciados analisará, inicialmente, os resultados de sete das principais cidades do País: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Salvador e o Distrito Federal.
Segundo a Fipe, o índice é composto pela variação de preços dos imóveis anunciados no ZAP, que totalizam, em média, 190 mil unidades todos os meses. A Fipe fará a ponderação dos dados, utilizando a renda dos domicílios de acordo com levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: Constr. merc.
           Mauricio Lima