terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Ministério do Desenvolvimento realizará censo para medir a oferta de engenheiros no Brasil

Com banco de informações gerado pela pesquisa, empresários saberão onde buscar profisisonais para as grandes obras previstas para os próximos anos
Shutterstock
Pesquisa será realizada pelo Confea, com apoio dos conselhos regionais
O MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), por meio da Secretaria de Comércio e Serviços, anunciou no dia 31 de janeiro que planeja realizar censo para medir a oferta de profissionais de engenharia no Brasil. O objetivo é criar um banco de informações para que as empresas saibam onde buscar engenheiros para as grandes obras de infraestrutura e do pré-sal previstas para os próximos anos.
Segundo o Ministério, os engenheiros serão convidados a partir de junho, por meio do Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e dos conselhos regionais (Creas), a responderem um questionário informando, entre outras perguntas, a instituição de graduação, o ano de formatura, o tempo de experiência em exercício na área e a disponibilidade para voltar a atuar como engenheiro, caso esteja atuando fora da profissão.
Numa segunda etapa, o censo serviria de base para a criação e melhoria de cursos de capacitação por universidades e grandes empresas. A proposta do MDIC é de que essa pesquisa piloto seja estendida a todas as profissões regulamentadas para auxiliar as empresas e os trabalhadores a ocupar vagas abertas no mercado de trabalho.

Fonte: Mercado constr.

Um comentário:

  1. Pague bem aos engenheiros que certamente haverá uma maior quantidade de profissionais no mercado!

    ResponderExcluir