domingo, 2 de janeiro de 2011



Número ficou 12,5% abaixo do esperado. Das 875 mil moradias contratadas, apenas 207 mil foram entregues


Minha Casa Minha Vida não atinge meta de 1 milhão de contratações


Balanço do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) apontou que a meta de contratação de 1 milhão de moradias no país até o final deste ano não foi atingida, ficando 12,5% abaixo do esperado. Desde abril de 2009 até a primeira quinzena de dezembro, foram contratadas 875 mil habitações populares, considerando as realizadas pela Caixa Econômica Federal (CEF), pelo Banco do Brasil (BB) e as contratações nos municípios com menos de 50 mil habitantes, contabilizadas diretamente pelo Ministério das Cidades. Apesar do número significativo de casas contratadas, foram entregues apenas 207 mil habitações até o dia 1° de dezembro.
Com 761 mil moradias, a CEF liderou o número de contratações. Os Estados responsáveis pela maioria das contratações foram São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Proporcionalmente, esses Estados ficaram abaixo da média nacional, segundo dados do Ministério das Cidades. Nos três locais, a faixa destinada às famílias com renda entre três e seis salários mínimos teve um desempenho melhor.
Cinco Estados superaram as metas: Alagoas, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, sendo que os dois primeiros ultrapassaram o objetivo em mais de 30% e foram fortes na contratação para o grupo com renda de até três salários mínimos.
Segundo o balanço da CEF, as contratações dos imóveis para a faixa de renda de até três salários mínimos chegaram a 333 mil moradias até o começo de dezembro, 83% da meta de 400 mil. O resultado foi semelhante ao do grupo de três a seis mínimos, que também tinha como meta a construção de 400 mil moradias, enquanto na faixa de seis a dez salários mínimos, cuja meta era construir 200 mil moradias, o resultado ficou em 49%.
Nove Estados conseguiram superar as metas de contratação para esse grupo, com destaque para Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. Já para a faixa de maior renda, considerada de início a mais fácil para investimentos, apenas Sergipe conseguiu superar seu objetivo de contratações.

Fonte: Construção e Mercado

Nenhum comentário:

Postar um comentário