segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Mauricio Lima


Primeiro projeto residencial do arquiteto Norman Foster a ser concluído na América do Norte, a Jameson House se utiliza de um edifício existente para criar um novo ponto de referência na cidade de Vancouver, no Canadá.   Dessa forma, o edifício de uso misto mantém uma identidade com o entorno, mas ao mesmo tempo introduz um volume mais atual ao local.


Divulgação: Foster + Partners
Parte residencial conta com formas curvas na fachada


   Os dois primeiros pavimentos contam com a fachada dos edifícios antigos, mantendo a linha das lojas da rua e se conectando visualmente com os edifícios ao lado.   Há nove pavimentos fechados com vidro, que contam com formas retas, como nos prédios ao redor.   Assim como nos andares inferiores, o edifício se relaciona bem com os prédios vizinhos, pois a divisão entre a parte residencial e comercial do prédio fica no mesmo nível em que a altura máxima dos outros edifícios. Ao todo, a construção tem 35 pavimentos.

   Essa divisão pode ser percebida por dois fatores.   Um deles é o pavimento vazio que existe entre as duas partes. O outro é o fato de que a fachada ganha formas curvas, criando quatro grandes divisões escalonadas, com extensões diferentes.   Dessa forma, os apartamentos têm uma visão desobstruída da paisagem e a luz solar pode chegar aos edifícios vizinhos. Ainda, a quantidade de varandas abertas varia de acordo com as divisões.

   No topo do prédio, há apartamentos duplex com terraços ajardinados.   Entre as soluções pensadas estão o resfriamento do chão e o sistema de estacionamento mecanizado, que reduz a necessidade de pavimentos no subsolo e, portanto, os requisitos de iluminação e ventilação.
"Vancouver tem uma localização espetacular, rodeada por montanhas e mar.   O desenho utiliza essa qualidade natural da cidade, com a colocação de varandas voltadas para a paisagem.   Além disso, o projeto combina restauração com projetos novos e demonstra inovação, tanto na evolução da construção de edifícios quanto na responsabilidade ambiental deles", disse Foster.


Divulgação: Foster + Partners
Parte inferior foi restaurada, mas mantém conexão visual com o entorno


Divulgação: Foster + Partners
Divisões têm diferentes tamanhos para ter uma vista desobstruída


Divulgação: Foster + Partners
Edifício conta com sistema de estacionamento mecanizado


Divulgação: Foster + Partners
Diferentes tamanhos de apartamentos permitiram diversas configurações

Fonte: aU


Nenhum comentário:

Postar um comentário