sexta-feira, 26 de agosto de 2011

MSFexpande suas atividades na Somália

somalia_66298_feisal_omar-AU_baixa.jpg
                                                                                                                                 © Feisal Omar
23 de agosto de 2011– Nas últimas semanas, equipes da organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) na Somália vêm tentando expandir suas operações no país, apesar da violência constante na capital e de outras restrições. Como o número de crianças desnutridas continua aumentando, fica cada vez mais evidente a necessidade de mais assistência para a população somali, extremamente vulnerável após duas décadas sem acesso à saúde.Até o momento, 8.135 crianças estão inscritas em programas nutricionais de MSF na Somália; 561 delas estão com desnutrição severa e precisam ser hospitalizadas para receber cuidados intensivos. MSF está tentando reduzir a mortalidade de crianças desnutridas, pedindo às comunidades que identifiquem pacientes que necessitam de assistência, os estabilizem e ofereçam alimentação terapêutica aos que precisam. As crianças que necessitam de cuidados constantes são encaminhadas para os Centros de Nutrição Intensiva (ITFC, na sigla em inglês).
Em Mogadíscio, capital do país, a organização abriu recentemente um ITFC com capacidade para 60 leitos, no qual 50 crianças com desnutrição estão internadas atualmente. Ao mesmo tempo, equipes móveis atendem populações negligenciadas que procuraram abrigo em acampamentos no interior e ao redor da cidade.
Desde o dia 8 de agosto, equipes médicas vacinaram mais de 11 mil crianças contra sarampo, para reduzir o risco de uma epidemia. MSF também está monitorando de perto a evolução de um surto de cólera na cidade e nos acampamentos, e abriu um Centro de Tratamento de Cólera (CTC) no centro de Mogadíscio com 50 leitos.
Na região centro-sul da Somália, desde o dia 18 de agosto, MSF internou 342 crianças com desnutrição severa em centros de tratamento intensivo em Marere, Dinsor, Beletweyne, Afgoye, Jowhar e Guriel. Equipes móveis oferecem apoio nutricional nos arredores de Marere e Guriel para populações deslocadas.

No entanto, apesar destes esforços, a organização ainda não consegue ter uma imagem clara da situação nutricional geral nesta parte do país. Equipes de MSF continuam as negociações para ter acesso a mais regiões da Somália.

Também desde o dia 18 de agosto, na região norte da Somália, 192 crianças foram internadas em Centros de Nutrição Terapêutica ao norte e ao sul de Galcayo. Segundo Duncan McLean, coordenador de operações na Somália, “apesar de não haver dúvidas de que a situação é crítica, as avaliações de MSF são bastante parciais, pois estão limitadas às áreas de atividade da organização”.

MSF é um dos maiores provedores de assistência médica na Somália, há duas décadas. Atualmente, a organização tem 13 projetos em oito regiões do país. Apesar das dificuldades, MSF continua sendo uma das poucas organizações que conduzem atividades médicas e apóiam centros de saúde em algumas comunidades da região centro-sul da Somália.
MSF está na Somália desde 1991. Atualmente, a organização oferece assistência médica gratuita em oito regiões no sul do país. Mais de 1,4 mil profissionais somalis, com apoio de aproximadamente 100 profissionais estrangeiros em Nairóbi, oferecem cuidados primários, cirurgias, tratamento contra desnutrição, assistência médica e apoio a populações deslocadas, além de distribuir água e suprimentos em nove locais na região centro-sul da Somália. MSF ainda oferece cuidados médicos aos refugiados somalis nos acampamentos de Dagahaley e Ifo, no Quênia, e Liben, na Etiópia.


Fonte: http://www.msf.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário