sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Centro Esportivo Universíade e Estádio Bao'an, em Shenzhen, China


   Foi aberta hoje (12) a Universíade 2011, em Shenzhen, na China.   Em sua 26ª edição, a competição será realizada até o dia 24 de agosto, com a participação de mais de dez mil atletas universitários vindos de 143 países.   A abertura marcou também a inauguração de dois projetos do escritório alemão GMP Architekten: o Centro Esportivo Universíade e o Estádio Bao'an. Ambos foram escolhidos em concursos realizados em 2006 e em 2007, respectivamente.

Divulgação

   Os dois projetos, que ocupam ao todo 958,5 mil m² (870 mil m² do centro e 88,5 mil m² do estádio), buscam relacionar a cultura e a natureza chinesa no desenho dos equipamentos.
Centro Esportivo Universíade
   O partido adotado pelos arquitetos foi o de um parque com elementos da tradição chinesa.   Os três equipamentos têm estruturas que lembram pedras e rochas, que, segundo os arquitetos, "representam continuidade e estabilidade".   Além disso, o desenho do parque se relaciona com a paisagem ondulada da região.   Durante a noite, as estruturas transparentes são iluminadas, dando destaque ao desenho das arenas. O complexo, que teve suas obras iniciadas em 2007, é formado por um estádio de futebol, um centro aquático e uma arena multiuso.

Divulgação

   A estrutura dos equipamentos é metálica, seguindo a forma de um prisma com faces triangulares.   A fachada é formada por três camadas: uma mais externa composta por vidros triangulares; uma central com a estrutura metálica; e uma interna feita de membrana, que propicia sombra e conforto acústico.

Divulgação

   O projeto está inserido em uma região com vários equipamentos esportivos, que se conectam com a área residencial, tornando-se uma área de lazer, já que serão abertos para o público quando não houver eventos. "O objetivo foi criar um projeto significativo culturalmente e simbólico para Shenzhen", dizem os arquitetos. Entre as três arenas há um lago artificial.   O estádio tem capacidade para 60 mil pessoas, enquanto a arena multiuso e o centro aquático comportam 18 mil e 3 mil pessoas, respectivamente.

Divulgação


Estádio Bao'an

   O estádio para 40 mil pessoas começou a ser construído em 2009 no distrito de Bao'an, inspirado nas grandes florestas de bambu existentes no país.   Segundo o escritório, a aparência do bambu tem dois objetivos:   "Reflete o caráter da região, criando uma identidade para o estádio. Ao mesmo tempo, serve como conceito estrutural para as arquibancadas e para o suporte da cobertura".

Divulgação

   O estádio tem a forma de um círculo, para que "nenhuma nova orientação geográfica fosse inserida no eixo leste-oeste da cidade".   A área de aquecimento também segue a orientação do eixo.   Em um dos lados do campo, a arquibancada tem um lance superior.   A altura da arquibancada vai diminuindo até o outro lado, onde só existe o lance inferior de assentos.

Divulgação

   Os "bambus" são tubos de aço que sustentam a cobertura de membrana tensionada.   Os tubos são separados da estrutura de concreto da arquibancada, pare permitir a movimentação da cobertura.   A altura e o diâmetro dos tubos diferem de acordo com a carga estrutural que o tubo tem que suportar.

Divulgação


Fonte: aU
Mauricio Lima

Um comentário: