domingo, 1 de maio de 2011

Norman Foster projeta edifício do CITIC Bank, em Hangzhou, na China.

 

   Foi iniciada a construção do projeto do escritório Foster + Partners para a sede do CITIC Bank, na cidade de Hangzhou, na China.   O edifício é construído ao lado do Rio Qian Jiang, local que está se tornando um novo centro empresarial na cidade. Segundo o escritório, o edifício deverá se tornar um ícone no local.

Divulgação: Foster + Partners


   O projeto se destaca pela sua forma multifacetada: na face sul, a fachada próxima à base do edifício toma a forma de "V" simétrica.   Acima desse ponto, os pavimentos se alongam para permitir vistas panorâmicas.   A estrutura aparente da face norte foi desenhada também em formas geométricas, sempre na cor bronze.

   As fachadas, em vidro, permitem a iluminação natural.   Além disso, o escritório afirma que o edifício maximiza a área permitida para sua construção e não atrapalha a visão de outros edifícios ao redor.

   Na base da torre, uma copa com 30 m de altura em forma de "A" se estende por 72 m, para proporcionar uma "experiência dramática" de entrada. Através da copa é possível chegar ao átrio em forma de diamante, que vai até o topo do edifício de 20 pavimentos, para permitir a ventilação natural. Nos últimos andares, há jardins, além de um mezanino, que conta também com uma área VIP e salas de reuniões.

   Segundo David Nelson, do escritório Foster + Partners, "a torre tem uma posição proeminente em Hangzhou, junto a um dos mais famosos marcos históricos da cidade.   O nosso desafio foi criar um novo edifício, que se harmoniza com o seu entorno e ainda tem a sua própria integridade e presença".

Divulgação: Foster + Partners

Divulgação: Foster + Partners


Fonte: aU

Nenhum comentário:

Postar um comentário