domingo, 8 de maio de 2011

Complexo composto por museu, mesquita e centro islâmico será construído na Albânia

   O escritório dinamarquês BIG, do arquiteto Bjarke Ingels, em parceria com os escritórios Martha Schwartz Landscape, Buro Happold, Speirs & Major, Lutzenberger & Lutzenberger e Global Cultural Asset Management venceram o concurso para o projeto de um centro cultural e religioso de 27 mil m² na cidade de Tirana, capital da Albânia.

Divulgação: BIG
Estruturas são curvadas para ficar na direção de Meca

   O complexo é composto por três edifícios: uma mesquita, um centro islâmico e um museu. A arquitetura do edifício foi pensada a partir de dois eixos que se cruzam no terreno central. O primeiro é o eixo que as quadras da cidade de Tirana devem seguir, e que se cruzam com o eixo de orientação para a cidade de Meca.

   A base da mesquita segue a orientação de Meca, enquanto o seu topo fica alinhado com o eixo das quadras. Assim, o edifício fica com a estrutura curvada.   Além disso, a praça criada em frente à mesquita também fica de frente para Meca e conta com uma minarete ao fundo.

   Os outros dois edifícios também foram pensados com parte da estrutura curvada, fazendo que as edificações em volta da praça formem uma espécie de mesquita sobre a praça: uma mesquita para todos.
"A proposta do BIG foi escolhida por criar um espaço público convidativo e suficientemente versátil a ponto de acomodar desde usuários diurnos até grandes eventos religiosos, ao mesmo tempo que se conecta harmoniosamente com a praça Scanderbeg, com a cidade de Tirana e com seus cidadãos e suas diferentes religiões", disse o prefeito de Tirana, Edi Rama.

   A mesquita pode acomodar até mil pessoas, mas se esses espaços livres forem utilizados, a capacidade pode chegar a dez mil pessoas em dias santos. As fachadas dos edifícios contas com recortes retangulares, de modo a fornecer sombra e privacidade, e ao mesmo tempo permitir visão de dentro para fora.

   "Esse projeto é muito significante para nós por duas razões: Primeiro, é um privilégio contribuir para o ambicioso rejuvenescimento da cidade de Tirana.   Em segundo lugar, é importante contribuir para a tolerância religiosa, fornecendo um projeto de uma mesquita para a cidade, que já conta com catedrais ortodoxas e católicas", disse Ingels.

Divulgação: BIG
Centro terá 27 mil m²

Divulgação: BIG
Estruturas formam uma espécie de mesquita aberta

Divulgação: BIG
Capacidade da mesquita pode chegar até dez mil pessoas em dias santos

Divulgação: BIG
Ao fundo, é possível ver a minarete projetada pelo escritório

Divulgação: BIG
Interior da mesquita

Divulgação: BIG
Museu trará elementos da cultura muçulmana

Divulgação: BIG
Centro islâmico terá informações sobre a cultura do Islã
Divulgação: BIG
Mesquita


Divulgação: BIG
Mesquita de Tirana


Divulgação: BIG
Implantação


Divulgação: BIG
Malha viária de Tirana


Divulgação: BIG
Direção da Meca


Divulgação: BIG
Mesquita


Divulgação: BIG
Praça


Divulgação: BIG
Ablução - área para purificação religiosa


Divulgação: BIG


Fonte: aU

Um comentário: