segunda-feira, 14 de março de 2011

Escritório americano vence concurso de arquitetura para o centro cívico e esportivo de Shenyang

Valentina Figuerola

O escritório de arquitetura norte-americano Emergente, chefiado pelo arquiteto Tom Wiscombe, foi anunciado o vencedor de um concurso de arquitetura para o centro cívico e esportivo de Shenyang, no nordeste da China. Com 123 mil m², o complexo abrigará um centro cívico, equipamentos esportivos (basquete, futebol, tênis e vôlei) e arenas para taekwondo e natação. Situado no centro da cidade, junto ao Parque Zhongshan, o complexo será sede dos Jogos Nacionais de 2013.
Divulgação: Emergente

Um dos destaques do projeto, a arena de natação, situada a oeste do complexo, tem as fachadas revestidas com ETFE (etileno tetrafluoretileno), a mesma resina leve a translúcida que foi empregada no Water Cube, o Centro Nacional de Natação de Pequim, projetado pelo escritório australiano PTW-Peddle Thorp and Walker para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
Na arena de natação de Shenyang, as membranas de ETFE configuram grandes bolhas translúcidas que emolduram a vista do parque e da cidade.  As formas orgânicas das membranas são reproduzidas nas fachadas de alumínio e nos painéis solares que compõem a cobertura do edifício, cuja forma escultural foi viabilizada por treliças metálicas. O acesso à construção se faz por passarelas ligadas a uma grande praça pública.
Divulgação: Emergente

Divulgação: Emergente

Divulgação: Emergente

Divulgação: Emergente

Fonte: aU

Nenhum comentário:

Postar um comentário