terça-feira, 8 de março de 2011

Escola estadual no Rio de Janeiro ganha LEED Schools

Aproveitamento de água de chuva para irrigação e vaso e iluminação totalmente com LED são diferenciais do projeto
Luciana Tamaki

O Colégio Estadual Erich Walter, localizado na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, conseguiu a certificação LEED Schools, própria para escolas com projeto sustentável. "Esta é a primeira escola a buscar a certificação LEED no país e, ainda, a primeira escola pública no mundo a tomar esta iniciativa", garante Luiza Junqueira, arquiteta responsável pela certificação. Ela apresentará o projeto no próximo dia 18, na Feicon Batimat.
Divulgação
A certificação LEED Schools tem requisitos específicos para escolas, sobre acústica e qualidade dos solos

Esta certificação LEED específica para escolas tem dois requisitos diferenciados: a apresentação de um relatório ambiental da qualidade do solo, para que não seja perigoso à saúde das crianças, e o tratamento acústico não só nas salas de aula, como nos corredores e ambientes internos próximos às salas. Para garantir baixos ruídos, foram especificados forros acústicos e equipamentos de ar-condicionado de baixos decibéis.
O terreno, com área de 3.700 m², foi doado pela Prefeitura ao Governo do Estado do Rio de Janeiro. Para a construção da escola, foi aproveitado o piso da praça (bloquetes e pedra portuguesa) para a pavimentação das áreas externas. As quadras existentes também serão reaproveitadas.
Além disso, a escola também adotou medidas como toda iluminação feita por lâmpadas LED, aproveitamento de água de chuva para irrigação e bacias, válvulas de duplo acionamento, aumento de áreas verdes e pavimentação permeável, telhado verde (com acesso à visitação), revestimentos com baixos índices de compostos orgânicos voláteis, área para reciclagem, painéis solares para aquecimento de água, instalação de bicicletários, vagas especiais para veículos de baixa emissão.
Segundo Luiza, o time pedagógico também vem trabalhando para fazer da escola uma ferramenta de ensino e conscientização de práticas sustentáveis.
No colégio há aulas para o ensino médio e também formação técnica profissionalizante. O projeto teve um custo total de R$ 11 milhões, financiado pela ThyssenKrupp CSA. As obras estão em fase de acabamento no prédio principal.
Divulgação
Foram aproveitados materiais da praça, originalmente no local, para pavimentação das áreas externas
Fonte: téchne

Nenhum comentário:

Postar um comentário