terça-feira, 13 de agosto de 2013

Descaso da prefeitura do Rio de Janeiro com o Elevado do Joá.

  Recentemente recebi uma publicação do Conselho Regional de Engenharia que alertava para os problemas estruturais do Elevado do Joá.  Nesta dizia que o CREA-RJ a mais de dois anos vem alertando as autoridades do município do Rio de Janeiro sobre os problemas estruturais constatados na estrutura do Elevado.

  Um profundo estudo realizado pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) e pelo CREA-RJ que concluiu que as condições estruturais do Elevado são problemáticas.

  Nesse estudo realizado entre 2010 e 2012 viu-se que os dentes Gerber estão em profundo e acelerado processo de corrosão.  Esses dentes Gerber são o apoio das vigas que suportam o tabuleiro (Pistas de Rolamento- onde passam os automóveis!) da ponte.   Estes dentes são o único apoio do tabuleiro sobre as vigas dos pórticos.

  Com isso entende-se claramente que se um dente Gerber falhar o tabuleiro da ponte cai!  
Deixo claro com essa curta exposição o profundo descaso que as inúmeras prefeituras do Rio de Janeiro vêm cometendo com a superestrutura da cidade, pondo em risco a vida de seus cidadãos! 


Engº Alberto Cohen Filho, M.Sc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário