sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Renovação de galpão industrial na Suíça


Mauricio Lima

   O escritório do arquiteto Bjarke Ingels venceu a competição para a renovação e ampliação de um galpão no distrito industrial de Basel, na Suíça.   A região, caracterizada por geometrias de infraestrutura como linhas de trem e galpões, está sendo transformada em um distrito artístico.


Divulgação: BIG
Galp]ao ganhará edifício anexo em sua cobertura


   A renovação do edifício faz parte de um plano geral desenvolvido pelos arquitetos Herzog & De Meuron para a região em 2003, de modo a transformá-la em um local atrativo.   O galpão de 18 mil m², chamado de Transitlager, foi construído no final dos anos 60 e ganhará outros 7 mil m² para atividades artísticas e que servirão como residências.   O concurso foi composto apenas por escritórios convidados.

   O edifício existente conta com espaços públicos ao redor e se conecta diretamente com o jardim botânico da cidade de Basel.    Com isso, o espaço se torna um dos pontos principais dessa renovação distrital.    O projeto do escritório prevê uma reformulação do programa do edifício, estendendo o galpão para um prédio, construído em seu topo, com vários pavimentos para diversos usos, tanto artístico quanto comercial e residencial.

   Nos espaços livres sobre a cobertura do galpão serão criados jardins comunitários. "O empilhamento de duas estruturas complementares gerou um espaço que muda a ideia de jardins compartilhados.   Ao invés de estar limitado por cercas, esses jardins serão completamente abertos e criarão uma ideia de terraço diferente", disse Ingels.

   Internamente, o espaço é altamente flexível e a estrutura do galpão ainda pode ser utilizada.  A ideia é que o projeto realize o mínimo de intervenção, criando ao máximo uma diversidade e viabilidade programática.    Com isso, o espaço fica livre para que seja alterado pelos artistas que venham a trabalhar no local.


Divulgação: BIG
Região se tornará um novo distrito artístico na cidade


Divulgação: BIG
Espaços públicos ao redor e tornam o edifício importantíssimo para a região


Divulgação: BIG
Estrutura de edifício anexo parecerá "dobrada"


Divulgação: BIG
Espaços livres na cobertura serão transformados em jardins


Divulgação: BIG
Espaço interno deverá ser muito flexível


Divulgação: BIG
Edifício terá espaços comerciais e residenciais

Fonte: aU

Nenhum comentário:

Postar um comentário