sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Instituto da Paz é inaugurado nos Estados Unidos



   O arquiteto Moshe Safdie acaba de inaugurar o seu projeto mais recente, o Instituto da Paz dos Estados Unidos (USIP, na sigla em inglês).   O edifício é um volume que alterna vidro e concreto em sua composição, coberto por uma estrutura curva com várias pontas que se estende por parte do edifício.   Esse telhado cobre principalmente os átrios do prédio, que cortam o edifício em duas direções.




Divulgação: Moshe Safdie


   O edifício de US$ 186 milhões tem o formato de um bloco, praticamente quadrado, mas se diferencia pela forma da estrutura da cobertura, com vazios internos formados por dois átrios, que quebram a ideia de um cubo com várias salas.


   Em todos os lados, o edifício tem uma parte da fachada completamente envidraçada, que mostra um espaço aberto do lado interno e todos os corredores.   O prédio também fica muito iluminado por causa da cobertura, que é formada por 1.482 pedaços de vidro.


   O prédio de quase 14 mil m² de área construída se divide em cinco pavimentos, que são ligados por passarelas e escadas.   Por ter muito espaço aberto do lado de dentro, as salas ficam praticamente separadas em três edifícios diferentes, mas que se conectam através de escadas e passarelas que cruzam os átrios.




Divulgação: Moshe Safdie




Divulgação: Moshe Safdie




Divulgação: Moshe Safdie




Divulgação: Moshe Safdie


Divulgação: Moshe Safdie

Fonte: aU

   Que o aço e o vidro deste magnífico prédio projete sobre a política e a justiça seu ideal construtivo.
Alberto C. Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário