Volumetria projetada permite circulação do ar em toda a edificação, além de provocar vazios, coberturas ajardinadas e áreas de estar em obra no Parque Tecnológico do Campus da UFRJ Mauricio Lima | ||||||||||||
Inaugurado no final de 2010, o Centro de Pesquisas Schlumberger Brazil Research & Geosciences Center - BRGC, projetado pelo arquiteto Siegbert Zanettini, teve como principal premissa a minimização dos impactos ambientais no terreno localizado na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro.
A área de 8,7 mil m² está situada no Parque Tecnológico do Campus da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). O centro conta com escritórios em open space e salas de gerência, salas de reunião, laboratórios, auditório e salas de treinamento, CPD, áreas de apoio com sala de jogos, ginástica, refeitório, sanitários e vestiários. As obras, iniciadas em janeiro de 2010, duraram aproximadamente 10 meses e foram realizadas pela construtora Rio Verde. O edifício de 10,3 mil m² teve seu corpo principal construído em estrutura metálica com lajes em steel deck, enquanto as escadas, cisternas e o auditório foram construídos em concreto armado moldado in loco. Segundo Zanettini, "a estrutura metálica do centro proporciona espaços e sistemas flexíveis, permitindo fáceis ampliações futuras e prolongando a vida útil do edifício com qualidade, maior agilidade no processo construtivo e um canteiro de obras mais limpo". O uso extensivo de piso elevado nos pavimentos também permite flexibilidade de construção e ampliações sem grandes interferências com o restante da edificação. Com o objetivo de alcançar os ganhos desejados de iluminação e ventilação naturais, a volumetria do edifício se desenvolveu através de um jogo criado entre pavimentos ortogonais de diferentes dimensões, articulados pelas circulações verticais, gerando vazios, coberturas ajardinadas e áreas de estar. O térreo é constituído por uma grande praça central coberta, em torno da qual se distribuem todos os ambientes internos, com o pavimento destacado do solo, permitindo um embasamento ventilado, livre de umidade e evitando a possibilidade de problemas com enchentes e maré. O fechamento externo do edifício é praticamente todo em vidro (Structural Glazing), sendo algumas áreas fechadas com alvenaria de blocos de concreto. Segundo informações do arquiteto, "todas as fachadas do edifício são envidraçadas e adequadamente protegidas por brises metálicos, garantindo farta iluminação natural, proteção contra incidência da radiação solar direta e, consequentemente, conforto de seus usuários e economia de energia, pelo abrandamento da carga térmica interior." Alvenaria de bloco de concreto e drywall, além de divisórias cegas e de vidro, foram utilizados para o fechamento interno. A volumetria projetada permite que os ventos permeiem toda a edificação. Além disso, a cobertura do ático foi concebida como um grande shed, a fim de promover a correta ventilação natural e a saída do ar quente. Ainda, foram implantadas coberturas verdes em todas as lajes resultantes da diferença formal entre um pavimento e outro. O telhado principal foi construído com telhas termoacústicas zipadas curvas, enquanto os demais pavimentos escalonados contam com lajes com teto-jardim.
Ficha técnica Arquiteto titular: Siegbert Zanettini Arquiteto responsável: Barbara Kelch Monteiro Arquitetos colaboradores: Alessandra Salado, Luciana de Paula Santos e Érika Batáglia Projetista: Elson Matos Cerqueira Construção: Rio Verde Projeto de Fundações: Projconsult Projeto de Instalações de Elétrica e Hidráulica: Progab Engenharia Projeto de Ar Condicionado: Consultar Engenharia Projeto de Estrutura de Concreto e Metálica: Projconsult Projeto de Impermeabilização: Proassp Assessoria e Projetos Projeto de Luminotécnica: JF Sena Consultoria e Lighting Design Projeto de Acústica: Urbanacon Planilhas Quantitativas: Duotec Consultoria Elevadores: Move Projeto de Paisagismo: Movle projetos Consultoria Ambiental: Prof. D. Sc. Leopoldo Eurico Gonçalves Bastos Gerenciamento da Obra: Concremat Engnharia Auditoria de Qualidade: Engineering Engenharia Cozinha: CT Assessoria Esquadrias: QMD Consultoria Automação e Controle: Netsolutions Comunicação Visual: Kojima | OTM Fonte: A.U. |
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Siegbert Zanettini cria pavimentos ortogonais de diversas dimensões para centro de pesquisas da UFRJ
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O sistema de estrutura metálica com lajes em steel deck proporciona um aumento significativo no processo executivo da obra, um dos aspétos positivos é a ausência quase que completa do uso de fôrmas.
ResponderExcluir