sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Capture.JPG
Palavra do Rabino
Como reagiríamos se nos encontrássemos em uma situação parecida com a dos Macabeus? 
Os Macabeus – heróis na história de Chanucá – após terem vencido a guerra travada contra os gregos em 165 AEC, encontraram o Templo Sagrado violado por rituais greco-pagãos. Na tentativa de consagrar a Menorá, saíram em busca de azeite puro de oliva, mas só encontraram uma quantidade pequena, suficiente para apenas um dia. Um novo suprimento demoraria oito dias para ficar pronto, mas a Menorá precisava ser consagrada!
Como reagiríamos se nos encontrássemos em uma situação parecida com a dos Macabeus? O mais lógico seria comemorar a vitória, aguardar oito dias até que o novo óleo chegasse, e só então acender a Menorá, não é?
Mas foi aí que aconteceu o grande milagre: os Macabeus resolveram não esperar para cumprir essa mitzvá tão elevada. Eles não postergaram nem perderam tempo – “o que será amanhã não sabemos dizer, mas hoje temos um pouco de óleo, então vamos acender!” Acenderam a Menorá com o pouco óleo que encontraram, e milagrosamente esse óleo durou oito dias, até que um novo óleo puro fosse produzido e trazido ao Templo.
* * *
Vivemos em um mundo cercado por todos os tipos de escuridão, depravação e imoralidade. A mensagem de Chanucá vem ao nosso encontro: um pouco de luz é capaz de dissipar muita escuridão.
Mesmo que você sinta que não possui suficiente energia para produzir muita luz, devemos lembrar que uma pequena jarra de óleo foi capaz de produzir mais luz do que o tempo necessário. Assim, siga em frente e seja uma vela. Ilumine todos a sua volta praticando o bem, tendo fé na vitória e espalhando bondade: seus "limitados" talentos serão capazes de atingir longas distâncias.
E não se esqueça da próxima mensagem de Chanucá… a cada noite devemos acrescentar uma "nova vela". Essa mensagem se traduz assim: as ações positivas praticadas ontem não são suficientes para hoje. Hoje é tempo de acrescentar mais uma chama, e amanhã mais e mais até que seja possível transformarmos, todos juntos, a escuridão de hoje no brilho intenso e absoluto de amanhã.
Chanucá Sameach, Shabat Shalom!

Rabino Ilan Stiefelmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário