terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Projeto de revitalização da orla do rio Guaíba, em Porto Alegre.


Mauricio Lima

   O arquiteto Jaime Lerner apresentou, na última quarta-feira (15), o projeto para a revitalização da orla do rio Guaíba, em Porto Alegre, durante uma reunião da Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento (Cauge).  O projeto prevê espaço para quiosques, deques, ciclovia e marina pública.


Divulgação: Prefeitura de Porto Alegre
Intenção do projeto é atrair moradores para o espaço
 

   Praticamente todo o trajeto de 1,5 km contará com arquibancadas formadas a partir do relevo natural do terreno, criando espaços de convivência.   Concentradas nas pontas e no centro do trajeto, as arquibancadas seguirão o curso do rio, criando formas onduladas.   O projeto ainda prevê a iluminação de toda a área, para que a região da orla possa ser utilizada nas 24 horas do dia.

   Para o chão, o arquiteto propôs o emprego de pavimento de concreto com bolas de gude.   Em contraste com a iluminação inclinada, as bolas de vidro refletirão os raios de luz.   A vegetação será adequada para que, ao nível da rua, não haja interferência visual.   Essa, inclusive, é uma das principais características buscadas pelo arquiteto.

   Uma das premissas do projeto era evitar altos custos de manutenção.   Por isso, o arquiteto dispensou grandes instalações e favoreceu os espaços abertos, que transformam o local em um parque.   "Criamos um projeto de ecoarquitetura, que aproxima as pessoas e fortalece a ideia de um parque no local", enfatizou Lerner, que já é responsável, em parceria com o escritório espanhol b720, pelo projeto de revitalização do Cais Mauá, situado bem próximo da orla.

   Segundo a prefeitura, a partir de agora será iniciado o processo de Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) para a primeira etapa de revitalização da orla.   A previsão é de que a prefeitura abra licitação para a execução das obras até o final deste semestre.


Divulgação: Prefeitura de Porto Alegre
Arquibancadas seguirão o relevo natural do terreno


Divulgação: Prefeitura de Porto Alegre
Trajeto de 1,5 km será revitalizado

Divulgação: Prefeitura de Porto Alegre
Piso de concreto terá bolas de gude para refletir a iluminação

Fonte: aU

Nenhum comentário:

Postar um comentário