segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Toyo Ito lidera projeto para reconstrução de casas em áreas devastadas por tsunami no Japão

Protótipo de habitação será apresentado no pavilhão japonês da Bienal de Arquitetura de Veneza em 2012


Mauricio Lima

   O papel da arquitetura após um desastre é o tema do pavilhão japonês na Bienal de Arquitetura de Veneza 2012, que deve retratar habitações para a reconstrução de Kamaishi, no Japão, após o terremoto e o tsunami que devastaram a cidade oito meses atrás.

Divulgação: Toyo Ito
Protótipo construído em Sendai, que também foi atingida

   O projeto de reconstrução, denominado "Home For All", é liderado pelo arquiteto Toyo Ito, comissário da Fundação Japonesa.  "Depois de tudo que aconteceu, as atividades cotidianas tiveram que ser retomadas nesses locais.   E os habitantes estão reconstruindo tudo, com a determinação e com a força baseada no instinto animal primário de sobreviver e continuar a vida. Como arquiteto, tive que me perguntar:  eu realmente consigo criar uma arquitetura que alcance as expectativas de pessoas com essa vontade vibrante de viver?", declarou.

   Além de Ito, Kumiko Inui, Sou Fujimoto e Akihisa Hirata ficaram responsáveis pelo programa, que é colaborativo e recebeu mais de 900 propostas.   As casas criadas pelo projeto deviam ter estruturas pequenas, mas oferecer um local confortável para o habitante.   Todos os projetos tinham de levar em conta as dificuldades para a evacuação de uma casa durante um desastre.  O primeiro protótipo foi finalizado no mês de outubro, em Sendai. "A ideia é que essas casas tragam conforto para quem teve que passar por um processo tão difícil e que moraram por muito tempo em abrigos temporários.   Podem ser utilizadas estruturas que ainda conseguiram ficar de pé ou serem construídas casas totalmente novas", disse Ito.

   Quando o visitante entrar no pavilhão japonês da Bienal, verá a exposição de projetos dos quatro arquitetos e das muitas propostas colaborativas recebidas de arquitetos e crianças.   Fora do pavilhão, como elemento final da exibição, haverá uma casa projetada pelo quarteto, que após o evento, será transportada para uma área afetada pelos terremotos no Japão.

   Fotografias de Naoya Hatakeyama que mostram como Kamaishi ficou após o desastre também serão exibidas na mostra, assim como o processo de reconstrução que foi iniciado pelos próprios moradores locais.

Divulgação: Toyo Ito
Planta da residência projetada para Sendai

Fonte: aU

Nenhum comentário:

Postar um comentário