terça-feira, 12 de abril de 2011

Conjunto habitacional com mais de dois mil apartamentos na China contará com piscinas e parques suspensos

Mauricio Lima

   Está em construção, na cidade de Qinhuangdao, na China, o projeto do escritório do arquiteto Moshe Safdie para um conjunto habitacional com aproximadamente 2,4 mil apartamentos. De acordo com o escritório, as obras deverão ser finalizadas em 2014 pela construtora Kerry Properties.

Divulgação: Moshe Safdie
Fachadas dos edifícios serão todas em vidro e não bloquearão vista para o mar

   O conjunto habitacional é uma releitura do projeto Habitat 67, desenvolvido para Montreal, no Canadá, que consiste em várias unidades habitacionais empilhadas umas sobre as outras.   O projeto atual consiste em edifícios de 30 pavimentos, em forma de "L", que aparentam ser empilhados.
Todas as fachadas dos edifícios serão de vidro, com algumas partes em concreto na cor branca. Cerca de 45% dos apartamentos terão varandas abertas e com espaço para mobília, enquanto outras não terão área exterior.

   Com a distribuição proposta, os edifícios terão vãos que contarão com piscinas e parques suspensos.   Entre os edifícios, passarelas devem possibilitar o trânsito entre todos os prédios.   Ainda, haverá casas no nível térreo, todas com telhados verdes, à frente dos edifícios principais.   O arquiteto destaca o fato de que o projeto não bloqueia a vista para o mar e por isso teve aceitação mais fácil entre as autoridades japonesas.

   Até chegar ao projeto final, o escritório de Safdie realizou outras quatro releituras do Habitat 67, sempre levando em consideração a necessidade de muitas unidades habitacionais em pouco espaço, mas que fossem dispostas de modo harmônico para os habitantes.

Divulgação: Moshe Safdie
Distribuição dos edifícios cria vãos entre eles
Divulgação: Moshe Safdie

Divulgação: Moshe Safdie

Divulgação: Habitat 67
Novo conjunto é um releitura do Habitat 67, em Montreal

Fonte: aU

Um comentário:

  1. A inspiração de parques suspenso provavelmente vem da antiga Babilonia. Outro ponto e que já vi tentativa de simulacro na Barra da Tijuca!

    ResponderExcluir