sábado, 1 de outubro de 2011

Edifício na Coreia do Sul tem cobertura em balanço de 160 m de comprimento

Mauricio Lima

   Foi inaugurado ontem (29), em Busan, na Coreia do Sul, o Cinema Center, projeto do escritório austríaco COOP HIMMELB(L)AU.   O local será a sede do Busan International Film Festival (BIFF) e poderá abrigar até 4 mil espectadores em reproduções feitas do lado de fora do prédio.

Divulgação: COOP HIMMELB(L)AU


   O principal destaque do edifício é sua cobertura em balanço, que cria um vão de 85 m de comprimento e, segundo o escritório, é o mais comprido do mundo.   Essa estrutura de 60 m X 160 m é sustentada por uma grande coluna em forma de cone que conta com cafés, restaurantes e lojas, além de ser a entrada principal para o centro.

   Toda a parte inferior da cobertura é revestida com um grande painel de LED para a reprodução de imagens do lado de fora.   Na parede do edifício, uma tela foi instalada para a reprodução de filmes. Anexo a essa estrutura, um edifício de nove pavimentos abriga um auditório para 841 pessoas e outros três teatros, um com capacidade para 413 espectadores e outros dois para 213 pessoas.

   A cobertura desse anexo é inclinada, elevando-se até o topo do nono pavimento.   Sobre ela, vários volumes de concreto e vidro variam como material de fachada.   O edifício foi construído todo em estrutura metálica, principalmente para garantir uma estrutura mais leve para a cobertura em balanço.

   Ao todo, são 54.335 m² de área construída em um terreno de 32.137 m².   A obra, iniciada em 2008, custou aproximadamente US$ 100 milhões, investidos pela prefeitura de Busan.   O projeto foi escolhido em um concurso realizado em 2005.

Divulgação: COOP HIMMELB(L)AU

Divulgação: COOP HIMMELB(L)AU

Fonte: aU

Um comentário: