sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

   Engenharia civil é o ramo da engenharia que projeta e executa obras como edifícios, pontes, viadutos, túneisestradas, barragens, usinas nucleares e outras obras da engenharia hidráulica fluvial e da Hidráulica Marítima, assim como da engenharia sanitária.
   Os termos Construção civil e Engenharia civil são originados de uma época em que só existiam apenas duas classificações para a Engenharia sendo elas Civil e Militar.   A Engenharia militar era destinada apenas aos militares e a Engenharia civil destinada aos demais cidadãos.   Com o tempo, a Engenharia civil, que englobava todos as áreas, foi se dividindo, e hoje conhecemos várias divisões, como a engenharia elétrica, a engenharia mecânica, a engenharia química, a engenharia naval, a engenharia de automação e sistemas (mecatrônica), a engenharia ambiental, a engenharia de materiais entre outras.   Exemplos como Engenharia naval dão origem a construção naval, mas ambas eram agrupadas apenas na grande área da civil, assim como a mecânica, a ambiental entre outras.

    Alguns exemplos de edificações:



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   Ponte de Oresund - Faz a ligação entre Copenhague (Dinamarca) e Malmöe (Suécia), através do estreito de Oresund.   Foram construídos 20 imensos segmentos de túnel, com 176 metros de comprimento, com 38,65m. de largura e 8,55m. de altura .   Os segmentos de túnel foram rebocados desde o pátio de fabricação.   Uma vez posicionado cada segmento com precisa exatidão, mediante a tecnologia GPS, procedia-se a imersão do mesmo, colocando-o sobre uma base granular previamente preparada e nivelada no fundo do mar.   Desta forma uma parte reta de 3.520 m estava construída.   Uma vez vedadas as juntas por mergulhadores, progressivamente foi procedida a secagem do interior do conduto.
   A estrada contém uma auto-pista e uma ferrovia, e consiste de um conjunto de ponte de 6.7 Km., com estrutura mista de aço e concreto protendido.   O projeto se baseou na mais avançada tecnologia, visando garantir uma durabilidade de 100 anos sob as mais severas condições ambientais. A Oresund também tem um trecho em túnel submerso de mais de 4 Km, e outro trecho intermediário construído sobre uma grande ilha artificial.  
   Este conjunto foi projetado para suportar temperaturas inferiores aos 20º graus negativos, a alta salinidade imposta pela atmosfera marinha e a possível colisão de navios ou de impactos do gelo.   O emprego da mais alta tecnologia e de um concreto especial, o H-50, deverá garantir uma prevista vida útil de cem anos no agressivo ambiente climático existente nos mares do Norte e Báltico.  

 



   Museu Guggenheim de Bilbao - Uma fusão irregular de pedra calcária, vidro e uma cobertura de milhares de folhas lustrosas de titânio.
   É compado a um barco com as velas enfunadas (lembrando a antiga vocação de construção de navios de Bilbao) e a uma nave espacial de Alfa Centauro (destacando a aparência futurística do museu, o que é apropriado para suas coleções de arte contemporânea).  
   Seu átrio tem 46 metros de altura do museu, e dele os elevadores de vidro e as passagens de metal levam a 19 salas de exibição - incluindo a maior galeria do mundo, com 130 metros de comprimento e 30 metros de largura.   As galerias do andar térreo abrigam trabalhos artesanais e instalações de larga escala e algumas peças foram feitas especialmente para caber em suas salas de exibição, entre elas a Serpente, de Richard Serra.
   Trabalhos de arte exibidos em "El Guggy" vêm do Museu Solomon R. Guggenheim de Nova York e do governo basco.   As peças variam do abstrato expressionista ao cubista e geométrico, e incluem muitos nomes famosos da arte do século 20: Kandinsky, Picasso, Pollock, De Kooning.






  Viaduto Millau - Formado por oito trechos construídos em aço, suportados por cabos estaiados escorados em sete pilares de concreto (betão) armado. A pista pesa 36.000 toneladas, e tem 2460m, com 32 m de largura por 4,2m de altura. Forma a maior pista suportada por cabos do mundo. Os seis vãos centrais medem 342 m cada e os outros dois, nas pontas, 204m cada. A pista de rolagem tem uma declividade de 3% do sul para o norte, com curvas suaves de 20 km de raio, o que dá aos motoristas excelente visibilidade. Comporta duas faixas de tráfego de cada lado.
   Os pilares medem de 77 até 246 m, com a seção variando de um diâmetro de 24,5 m na base até 11m no alto. Cada um pesa 2230 toneladas. Os pilares foram construídos primeiro, juntamente com pilares adicionais e temporários em aço, então as rampas deslizaram por eles a uma velocidade de 600mm a cada quatro horas, pela força de macacos hidráulicos guiados por GPS.
   O viaduto tem aproximadamente o dobro da altura do viaduto Europabrücke, na Áustria, o mais alto até então. O viaduto Millau é o mais alto viaduto para veículos do mundo. Sua pista, 270m acima do Rio Tarn, é um pouco mais alta que a ponte New River Gorge, na Virgínia Ocidental, com 267m sobre o rio New.







Burj Khalifa - Maior estrutura feita pelo homem no mundo, 589.5 m.



   Petronas Twin Towers -  Os mais altos edifícios gêmeos do mundo, 451m.



Dubai Marina - Bairro residencial, segunda maior marina artificial do planeta.




Hong Kong - Centro financeiro




Two International Finance Centre - auge da engenharia de arranha-céus em Hong Kong.


Ficheiro:JR-Maglev-MLX01-2.jpg

Maglev - Magnetic levitation transport






   Burj Al Arab -  Localizado no Golfo pérsico, ele foi construído sobre uma ilha artificial de areia, que levou dois anos para sua formação contendo estrutura de concreto e três níveis no subsolo. Ele foi construído para assemelhar-se com a vela de um dhow, um tipo de barco Árabe.   Duas colunas partindo do chão até o topo originaram um "V" formando um imenso "mastro", enquanto que o espaço entre elas foi erguido os andares.   Suas acomodações mais simples possuem aproximadamente 52 m², contendo jacuzzi e sala de estar.   Possui suites de dois andares com escadas de mármore, além de duas suítes reais localizadas no 25º andar, com cinema e elevador privativos.   O hotel é decorado em ouro dentro e fora dos quartos, além do átrio de entrada.


   O engenheiro civil projeta e acompanha todas as etapas de uma construção e/ou reabilitação (reformas). Deve estudar as características dos materiais, do solo, incidência do vento, destino (ou ocupação) da construção.   Com base nesses dados, desenvolve o projeto, dimensionando e especificando as estruturas, hidro-sanitárias e gás, bem como os materiais a serem utilizados.   No gabinete de obra, chefia as equipes, supervisionando os prazos, os custos e o cumprimento das normas de segurança, saúde e meio ambiente. Cabe-lhe garantir a segurança da edificação, exigindo que os materiais empregados na obra estejam de acordo com as normas técnicas em vigor.   A Engenharia civil tem, de alguma forma, relações com todas as atividades humanas, notadamente com a Arquitetura.







  

Um comentário:

  1. Parabéns Dr. Alberto Cohen filho, pelo blog,muito bem elaborado!!! Já me tornei seu seguidor!!!

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